estudos

Como usar a internet para aprender rápido

O conhecimento do mundo está a poucos cliques de você. Se você está lendo este post significa que você tem o privilégio de escolher qual caminho traçar para a sua vida.

Como utilizar a internet para aprender o que quiser de maneira eficiente

Hoje em dia o jeito mais fácil e inclusivo de aprender algo novo é utilizando a internet. Nem todos tem acesso a ela, porém através da internet podemos acessar conteúdos que por muitos anos eram um privilégio de poucos.

O acesso a informações de no meio digital é uma face de dois gumes: de um lado temos esse mar de informações úteis que podem nos trazer mais riqueza (isso mesmo, dinheiro no bolso) e por outro lado pode consumir o nosso bem mais valioso: o nosso tempo de vida.

Saber como os algoritmos das redes sociais funcionam e utilizar isso ao nosso favor é imprescindível. Lembre-se sempre que o objetivo de uma rede social como negócio é te prender ao máximo dentro dela.

Ou seja, quanto mais tempo você usa a rede social maior o retorno que a empresa ganha as suas custas, ou melhor dizendo, do seu tempo.

Faça as redes sociais trabalharem a seu favor

Foto por Nick Morrison 

Obviamente que todos nós utilizamos as redes sociais como forma de entretenimento. No entanto, é importante saber balancear o seu tempo entre redes sociais. Eu utilizo o Instagram para entretenimento e para conversar com meus amigos. Lá gosto de compartilhar fotos de viagens (um dos meus hobbies atuais) então eu mantenho sempre o meu uso sobre controle.

Há diversos aplicativos que ajudam a monitorar o uso das redes sociais como o StayFocused e o Offtime. Ambos podem ajudar a limitar o tempo de uso de redes sociais para entretenimento. Mas será que existe outro uso para as redes sociais além de aliviar o tédio?

StayFocused – aplicativo que auxilia as pessoas a restringirem o acesso a certos aplicativos durante um intervalo de tempo no qual se pode focar em outras atividades

Escolha conteúdo de qualidade e seja eficiente

Como dito anteriormente, existem diversos conteúdos que podem te auxiliar a se desenvolver tanto pessoalmente como profissionalmente. Convenhamos, a chance de encontrar a carreira dos sonhos diminui consideravelmente se não explorarmos outros mundos e outros tópicos. E qual o melhor jeito que se não através de alguém que vivenciou aquilo que ainda não tivemos acesso?

O uso de certas redes sociais como Youtube exclusivamente para se desenvolver pode ser uma ótima alternativa.

Pessoalmente, eu uso muito o YouTube como fonte de aprendizado e posso dizer que aprendi muito lá com especialistas nas mais diversas áreas desde investimentos, fotografia, nutrição e fitness, programação e muito mais.

Os vídeos são uma ótima ferramenta para quem quer aprender e não tem muita grana para gastar com cursos – ou que prefere aprender em casa.

Como usar o YouTube de maneira eficiente

1 – Deixa entretenimento para outras redes sociais

De preferência para seguir canais de conteúdo educativo como para explorar um novo hobby ou aprender algo que te ajude no trabalho ou a encontrar um emprego como programação, música, artes, fotografia, edição de vídeo, etc.

Caso se perca no mar de vídeos de gatinhos, sempre limpe seu conteúdo utilizando a ferramenta de escolha de recomendações – Não interessado/Não recomende este canal. Com ela você consegue “ensinar” o YouTube quais conteúdos te mostrar com maior frequência (aqueles em que você aprende algo) e remove conteúdos de entretenimento (gatinhos).

Hoje, minha lista de vídeos recomendados é apenas feita de tópicos que me interessam e utilizo no dia a dia como investimento, música e programação.

Não se deixe levar pelo algoritmo do YouTube. Escolha o conteúdo a seu favor.

2 – Veja vídeos em velocidade acelerada

Confesso que no começo é estranho. Mas depois de alguns vídeos você se acostuma a ver vídeos em velocidade maior como 1.5x ou até 2x. Isso te permite absorver mais conteúdo em um curto intervalo de tempo.

Você pode acelerar o vídeo nas partes menos interessantes e reduzir nas partes importantes. Foi assim que consegui me adaptar a assistir aulas inteiras de 1-2h no YouTube.

Afinal um vídeo de 1h assistido em 2x demora apenas 30min. E um de 30min assistido em 2x demora apenas 15min e por aí vai.

Eu também uso uma extensão do Chrome chamada Youtube Playback Speed Control que não só me permite aumentar o reduzir a velocidades utilizando as teclas + e o – do teclado, como também me permite aumentar a velocidade mais de 5x!

Youtube Playback Speed Control – Ferramenta que permite aumentar a velocidade dos vídeos no YouTube através do teclado.

3 – Escolha canais com alta relevância

Os números geralmente não mentem. Se um canal possui muitos inscritos e não é de entretenimento, pode ter certeza que algum conteúdo de valor está sendo compartilhado.

Muitos produtores de conteúdo são especialistas em alguma área e utilizam ferramentas gratuitas para atrair potenciais clientes. Esta pode ser sua oportunidade para absorver um pouco do conhecimento de algum especialista e ser o pontapé inicial para uma trilha de aprendizado.

Uma dica que sempre uso é tomar notas dos vídeos. Principalmente se for um tópico novo ou difícil (geralmente novo = difícil). Eu sempre tento anotar os três pontos principais do vídeo que eu posso levar para a minha vida.

Eu anoto no celular, onde mantenho uma lista de coisas que aprendi e que posso rever sempre que preciso.

Ao usar o YouTube, a escolha do conteúdo não importa contanto que tenha referências positivas, não se deixe levar por recomendações de amigos ou pressão de pais e familiares. Escolha um tópico que te interessa e estude-o sem medo.

Em uma dessas andanças pelo YouTube eu me deparei com programação que hoje em dia é uma ferramenta de trabalho – tenho muito orgulho de colocar no meu currículo habilidades que aprendi quase que 100% na internet.

Aplique o que aprendeu

Uma vez descoberto um novo hobby ou interesse, ponha-o em prática!

Utilize as comunidades na internet como uma alavanca para iniciar seu desenvolvimento. Através da internet e principalmente do YouTube:

Eu comecei a treinar em casa o que me levou a criar o hábito de treinar que levo há mais de 8 anos.

Eu aprendi marcenaria e, além de fazer bons amigos, consegui montar a cozinha da minha mãe.

Eu desenvolvi meu primeiro website que me levou a aprender outras linguagens de programação. E isso me levou a tralhar com tecnologia.

Aprendi a editar vídeos e processar fotografias no Adobe Lightroom. Um hobby que eu adoro!

Eu aprendi como aplicar para bolsas de estudo e consegui um intercâmbio.

Eu aprendi inglês e pude me preparar para exames de inglês como o TOEFL iBT onde tirei 110 de 120 pontos com apenas 3 meses de preparação.

Aprendi a mexer no Excel de maneira avançada. Foi um dos fatores que me fizeram conseguir meu primeiro emprego.

Eu aprendi praticamente tudo que sei sobre investimentos. Nunca fiz nenhum curso na área e hoje invisto em ações na bolsa, criptomoedas e diversos outros ativos.

A internet é uma excelente ferramenta se você tem determinação e vontade de aprender algo novo. Use a experiência de outras pessoas a seu favor e veja/ouça histórias que irão te motivar a se desenvolver.

Conclusão

Foto por Josefa nDiaz

É fácil julgar a internet e as redes socias como o mal do século, mas muitas pessoas se beneficiam destas tecnologias.

Vivemos em um mundo com muitas oportunidades e basta dedicar um pouco de energia e utilizar seu tempo de maneira eficiente para obter frutos.

Sim, existem muitas pessoas que acabam vítimas da internet através de bullying digital e todas as comunidades tóxicas que permeiam a rede.

Saber selecionar não só as pessoas com que interagimos na internet como também o tipo de conteúdo que nos impacta é uma habilidade.

E como qualquer habilidade é necessário prática e atenção para se desenvolver.

O conhecimento do mundo está a poucos cliques de você. Se você está lendo este post significa que você tem o privilégio de escolher qual caminho traçar para a sua vida.

Basta acreditar, se esforçar bastante e sonhar mais ainda. Abra a mente e na próxima vez que for abrir uma aba nova no seu navegador pensa bem no que escolher.

0 comentário em “Como usar a internet para aprender rápido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: