destaque dicas Empreendedorismo

Top 5 canais do YouTube para aprender novas habilidades

Top 5 canais do YouTube para você aprender diversas habilidades gastando absolutamente nada.

Cinco canais para quem quer aprender algo novo sozinho e gastando pouco.

Como já mencionei em vários posts, o YouTube pode ser uma ferramenta muito poderosa para auxiliar no aprendizado.

Para que seja eficiente, temos que utilizar a plataforma com sabedoria.

Mas antes, 3 dicas sobre como usar o YouTube

1 O objetivo do YouTube não é te ensinar, a empresa tem como foco te manter o maior tempo possível dentro da plataforma assistindo seja lá o que você assiste.

Sim, e eu sei que você fica até 3 da manhã vendo vídeos tipo o do cara que se enviou pelo correio.

Sabendo do objetivo maior do YouTube de dominar o mundo todo o seu tempo, o truque é balancear o tempo assistindo conteúdo com o tempo aplicando o que aprendeu.

E existem várias formas de se fazer isso.

Eu por exemplo sou o chato a pessoa que fica tentando ensinar as pessoas o que eu aprendi, e isso é uma excelente forma de memorizar e testar se você realmente entendeu aquele vídeo sobre física quântica.

E isso talvez maior motivador para criar esse blog, ou seja, parar de encher o saco dos meus amigos (que já são poucos).

Photo by jose aljovin

2 Pratique o que aprender. Uma outra forma muito utilizada para praticar (e que parece bem estranha) é tentar se auto ensinar.

E como funciona isso? Basicamente, você pega uma lousa ou um pedaço de papel e tenta dar uma aula imaginária sobre aquilo que aprendeu.

É uma técnica que eu utilizo para fixar certas informações. O poder de visualização do ser humano é incrível e já foi observado por diversas pessoas como o multimilionário Tim Ferriss (escritor e empreendedor Americano criador do podcast The Tim Ferriss Show).

Também, pelo YouTuber Elias do canal motivacional Eu sou o Elias que além de dar umas dicas para ter mais sucesso no Tinder fala muito em como os hábitos ditam a vida das pessoas.

3 Minha última dica é aprender Inglês. Sem mais. Apenas aprenda a ponto de pelo menos se sentir confortável assistindo um vídeo em Inglês sem legenda.

E qual a vantagem disso? Meu amigo, se o YouTube brasileiro já é cheio de pessoas boas, inteligentes e dispostas a compartilhar conteúdo de graça (mesmo que seja como se dar bem no Tindão), quando você abre o leque para o mundo inteiro, o céu é o limite!

Ultimamente, a maioria dos canais que sigo são em Inglês, não só para poder praticar a língua, mas também por que os conteúdos são mais abrangentes e geralmente mais fáceis de se encontrar.

5 x Top 1

Ao invés de listar meu Top 5 em um tópico específico, listo abaixo 5 canais que ficam entres os melhores nos tópicos que eles se dispõem a passar conteúdo. Programação, Finanças, Inglês, Motivação e Musculação.

1.5 – Sentex Programação/Ciência de Dados

Sou programador (duh) e logo tinha que ter um canal de programação nesta lista. Confesso que a primeira vez que tive contato com programação eu odiei. Não entendia como isso poderia ser utilizado na minha vida.

E aí vieram os dados.

Após começar a trabalhar percebi o poder que programação tinha e como poderia me aproveitar das minhas habilidades.

Eu sempre fui extremamente focado (bunda na cadeira) com muito poder de concentração, conseguia aprender coisas extremamente fora da minha zona de conforto e sempre fui muito teimoso – não largo o osso nunca – e programação era o caminho ideal para explorar essas características.

O canal Sentex é obrigatório se você quer aprender a programar em Python. Acho Python uma das melhores linguagens para começar a aprender.

O cara é super didático e faz uns projetos bem legais como uma IA (inteligência artificial) que controla carros no GTA V.

Ele também tem uma comunidade para quem quer se aprofundar. E esses projetinhos são o que vão te ancorar no tópico e fazer você ficar no assunto até realmente aprender. Ao invés de deixar de lado após meia-dúzia de vídeos.

Recomendação: Playlist sobre básico de Python

Canal do Sentex – Playlist como aprender o básico de Python

Menção honrosa: canal do Felipe Deschamps (boa champs!) que traz conteúdo de muita qualidade para desenvolvedores de software.

Ele tem uns vídeos bons para quem quer começar a trabalhar na área: como procurar emprego, montar GitHub e desenvolver projetos para colocar no CV.

Canal do Felipe Deschamps – YouTuber Brasileiro que ajuda nerdões como nós a procurar emprego

1.4 – Jovem de NegóciosFinanças

O Breno Perrucho é um jovem de 22 anos e empreendedor nato. Traz conteúdo de alta qualidade na área de finanças e de uma maneira super didática.

Se você meu jovem gafanhoto não faz a menor ideia em como investir – ou ainda não sabe o porquê de as pessoas investirem – siga este canal e assista tudo ali.

No pior dos casos, você vai sair de lá entendendo porque ricos usam roupas de pobre (spoiler: eles sabem o valor do dinheiro).

Tem dicas de onde investir, livros, influencers para seguir e até como ganhar uma graninha extra:

Canal Jovem de Negócios – Várias dicas sobre investimentos e empreendedorismo

Menção honrosa: Canal do Holder. Acho que o Canal do Holder é para quem tem uma faixa etária mais próxima da minha e quer saber mais sobre investimentos em renda variável.

Não tem tanta produção e o conteúdo é mais avançado. Para quem não faz nem ideia do que é um balanço patrimonial (não, não é de comer) talvez fique para uma segunda fonte de informação.

Como todo conteúdo no YouTube é de graça, vai lar e dá uma chance assistindo as 3 primeiras Lives que ele deixa fixas no canal.

Ali tem provavelmente 3 das melhores aulas de finanças pessoais que você vai achar por aí.

Canal do Holder – Live #1 sobre o que é Buy and Hold e porque você deveria já estar fazendo isso há muitos anos.

Ou seja, se você tem uns 25 anos ou mais assista o Canal do Holder, se você é jovenzinho assista o Jovem de Negócios. E se você gosta de aprender, assista os dois (por que não, né?).

1.3 – English in Brazil by Carina FragozoInglês

Eu confesso que não assisto mais canais para aprender Inglês – eu uso o dia todo no trabalho mesmo – mas quando eu estudava arduamente no Brasil, eu gostava de assistir o canal da Carina Fragozo, pois ela traz algumas dicas valiosas de Inglês.

É basicamente um curso gratuito sem o fator puxão de orelha, ou seja, sem ninguém te forçando a ir lá nas aulas. Se você aprender a construir o hábito de estudar, está aí a receita para aprender Inglês gastando só a sua internet. Dica: não é fácil, mas dá.

Canal English in Brazil – muitas dicas para começar a falar em Inglês.

Menção honrosa: SmallAdvantages.O canal do Gavin (gringo que aprendeu a falar Português do Brasil) era um dos meus favoritos também, mas ele já dá dicas mais “avançadas”.

Me ajudou a sair do Inglês de brasileiro para um Inglês mais solto e fluente.

Recomendo assistir as dicas dele. Lembro de todo vídeo que assistia eu parava para praticar o que ele ensinou, seja em pronúncia ou gramática.

Canal SmallAdvantages – Dicas para sair do Inglês intermediário para o avançado.

Sabe nada de Inglês? Carina Fragozo. Sabe uns enrolation, mas ainda não está fluente? SmallAdvantages.

Não canso de dizer como essa talvez seja uma das habilidades mais importantes a se aprender nos dias de hoje. Estudar Inglês pode simplesmente transformar sua vida.

Acho que muitos sabem o básico do Inglês, mas o que vai realmente impactar sua vida é adquirir uma fluência na língua. Por que não começar agora?

1.2 – Fitness FlexívelMusculação

Musculação e entender como seu corpo funciona é extremamente importante para se desenvolver e alcançar uma vida 100% feliz.

Entender como as comidas e os hormônios impactam não só a sua forma, mas seu humor, capacidade de raciocínio e níveis de energia é essencial para conseguir aproveitar a vida ao máximo.

A musculação foi a minha porta de entrada para os exercícios físicos e o que eu uso até hoje para manter meu dia equilibrado e níveis de estresse sob controle.

O canal do Gabriel é super recomendado por diversos amigos. Confesso que quando estava aprendendo sobre isso (já fazem alguns anos que estou nesta jornada) ele não existia.

Mas dado a popularidade (+600 mil inscritos) e recomendação de pessoas que confio, está aqui na lista.

Um dos pontos que me chamou a atenção é seu conteúdo focado em motivar quem está começando. É importante ter alguém para inspirar quando se está no começo e tudo dói, os resultados ainda não começaram a vier, tudo é novo, etc.

Recomendação: playlist para perder a barriga. Aposto que é um ótimo começo para quem é bem sedentário.

Canal Fitness Flexível – Dicas de musculação com uma dieta flexível e que te trazem resultados.

Não foi necessariamente a forma como comecei, mas isso é assunto para um outro post.

Menção honrosa: Leandro Twin. Leandro foi provavelmente um dos primeiros YouTubers Brasileiros a postar conteúdo educacional sobre musculação e fisiculturismo.

Canal do Leandro Twin – Dicas mais técnicas e extremamente educativas

Ele é um verdadeiro professor. Recomendo o canal dele principalmente se você já comprou a ideia de que tem que praticar um esporte e musculação vai fazer parte da sua vida – direta ou indiretamente.

1.1 Impact TheoryMotivação

E para fechar a lista, um dos melhores canais do YouTube que eu me deparei.

Tom Bilyeu é um empreendedor super bem sucedido que tem como missão passar dicas para pessoas que como eu estão tentando causar um impacto positivo no mundo.

Se você faz parte do time, esse canal é mandatório. Ele entrevista pessoas incríveis desde bilionários como o Ray Dalio até grandes escritores americanos como o Robert Greene sempre tentando extrair o máximo de conhecimento prático dessas pessoas

Os vídeos dele são focados em conversas com especialistas trazendo muita informação gratuita para que possamos aplicar em nossas vida.

Cada vídeo é uma aula recheada de dicas de leitura e de atitudes que podemos aplicar imediatamente.

Foi dali que tirei a ideia de começar este blog e espero um dia impactar muitas pessoas.

Meu vídeo preferido é o do Nick Santonastasso, empreendedor, atleta e palestrante que nasceu sem as pernas e sem um braço e dá uma aula de motivação e como absolutamente NADA é desculpar para não atingir seus objetivos.

Canal Impact Theory – Cheio de entrevistas com pessoas incríveis que trazem dicas e experiências para compartilhar com você, de graça.

Menção honrosa: SejaUmaPessoaMelhor. Canal do mineiro Albano, com quase 2 milhões de escritos. Neste canal, ele dá dicas de autodesenvolvimento, além de resenhas de livros e tudo isso em uma forma descontraída e cheia de talento através das suas animações.

Canal SejaUmaPessoaMelhor – Dicas de autodesenvolvimento e como se tornar uma pessoa melhor.

Conclusão

O YouTube é uma fonte de conhecimento inesgotável tendo inúmeras pessoas dispostas a ensinar e passar seu conhecimento. Pode sim ser uma ferramente de entretenimento.

Mas na minha opinião é muito mais que isso se bem utilizado – ênfase no BEM utilizado. Também existem formas de tornar o aprendizado ainda mais eficiente.

Aqui ficam algumas das minhas fontes de informação e de onde tiro desde dicas de leitura até exercícios que ajudaram a curar um problema que tinha nos quadris.

E além de tudo isso, foi a fonte de onde aprendi boa parte do que eu sei de programação, e que é o meu ganha-pão hoje em dia.

E você, preparado para largar os vídeos de gatinho e começar a crescer?

0 comentário em “Top 5 canais do YouTube para aprender novas habilidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: