dicas

5 dicas para ler mais livros este ano

Dicas simples que podem te ajudar a ler muito mais livros este ano. Mesmo para quem não está acostumado a ler livros.

Como ler muito mais livros e pegar gosto pela leitura

Uma pesquisa feita pela empresa Americana Fast Company mostra que uma CEO de empresa lê em média 60 livros no ano. Ou seja, 5 livros por mês.

Warren Buffet, Bill Gates e Barack Obama são exemplos de pessoas que leem muito. Buffet já deu entrevistas dizendo que passa de 5 a 6 horas por dia lendo.

Ler nos coloca na mentalidade de crescimento. A mentalidade de ter vontade de aprender algo novo, seja uma história ou um conceito novo. Ler é como absorver o conhecimento de uma pessoa e ganhar anos de experiência sem sair de casa.

Uma característica comum entre pessoas de sucesso é ter um mentor ou alguém com quem consiga absorver conhecimento rapidamente e evoluir. Desta forma, os livros são uma ótima opção para quem quer crescer com a ajuda de não só um como vários mentores.

Livros são um prato cheio de dicas e aprendizados que podemos utilizar diretamente ou adaptar para nossa realidade.

Ou ainda: discordar e refletir (algo que venho fazendo com frequência ultimamente). Até porque, após um tempo, o conhecimento acumula como se fosse um investimento: com juros compostos. E conhecimento acumulado abre portas.

Abaixo listo 5 dicas para ler mais livros durante este ano.

1 Entenda como hábitos são criados

Essa é disparada a melhor dica que já recebi. Entenda como hábitos são formados. Se você não sabe como hábitos funcionam, muito provavelmente vai ser bem difícil criar um como o da leitura.

Foto por Toa Heftiba

Hoje em dia, leio entre 45-90min por dia durante o trajeto para o trabalho e antes de dormir. Todos os dias. Sem falhar. O segredo de qualquer hábito é repetição e consistência.

E por consistência entenda tudo! No horário de leitura, no local e na situação.

Todos esses são gatilhos que tornam o hábito um hábito. Por exemplo, sempre antes de dormir acendo a luz da cabeceira o que leva meu cérebro inconscientemente a procurar na memória onde deixei meu Kindle (o e-reader da Amazon).

Raramente, esqueço meu Kindle em casa, pois tenho um “bolso na mala” para ele. Confiro ele na mala da mesma forma que antes de sair de casa confiro se estou com a minha carteira e chaves.

Isto (o hábito) é algo que com o tempo acontece automaticamente – sempre procuro pelo meu Kindle na mochila.

Sempre (sim, sempre) que vou no shopping e vejo uma livraria eu entro. Não importa o shopping, não importa se acabei de comprar 1 ou 5 livros. Eu entro na livraria.

Relacionar o momento de descontração de ir no shopping com a família e a leitura pode te ajudar a criar o hábito de leitura. Pois assim estará “mostrando” para o seu cérebro que livros e prazer andam lado a lado.

São essas pequenas mudanças que vão te ajudar a gerar o hábito.

Lembre-se: o segredo é ter consistência na atividade e ir aos pouquinhos fomentando o hábito.

E isso me leva à próxima dica.

2 Tenha um lugar para ler

Já começou a ler um livro e largou? Ficou com sono e foi dormir?

Se você não tem o hábito de ler com frequência, provavelmente nunca pensou na razão por começar a ler um livro e largar após ler algumas páginas. As vezes agimos por impulso, compramos um livro e após duas folhadas largamos ele.

Cantinho da leitura (Reading Nook) – Foto por Anthony Tran

Crie um espaço confortável (cantinho da leitura) na sua casa e dedique um tempo de qualidade para a leitura.

Mas o que é um tempo de qualidade?

Um tempo de qualidade é um tempo que você tem livre para gastar com lazer. Sabe aquele domingo chuvoso com cara de tédio?

Faça um café bem fresquinho (ou chá ou suco) e sente num lugar confortável e iluminado para ler. Não tenha medo de dedicar um tempo para a leitura. Pode ter certeza que o retorno vai vir.

Quem sabe ainda ir para um parque próximo de casa e relaxar durante a tarde lendo um bom livro?

Se está começando a criar o hábito, não é uma boa ideia ler antes de dormir (você provavelmente vai ler duas páginas e cair no sono). Seu cérebro está cansado e não está disposto a gravar um hábito novo no disco mental.

Por outro lado, durante um momento de conforto no final de semana fica mais fácil de repetir a dose. E de pouco em pouco a leitura se torna uma atividade gostosa de se praticar. E aí ficará mais fácil adicionar na sua rotina.

3 Compre um e-book

Sim, eu adoro livros “de verdade”. Ir na livraria só para olhar as capas e buscar o meu próximo livro é um dos meus esportes preferidos.

Não tem uma vez que vou num shopping e passo por uma livraria que não entro, nem que seja para dar uma olhadinha. Por muitos anos era avesso a essas modernidades e sempre carregava um livro (as vezes bem pesado) na mala.

Porém, após ter comprado meu Kindle, a quantidade de livros que leio por ano mais do que dobrou.

O Kindle (ou qualquer e-reader ou e-book) traz a praticidade de ter vários livros à mão sempre. Além de que os preços dos ebooks são bem mais em conta do que livros normais.

Ebooks te deixam levar milhares de livros para sua viagem – Foto por Perfecto Capucine

O que torna a compulsão por comprar livros mais barata, logo a quantidade aumenta. Sempre tenho dois ou três livros não lidos no dispositivo. O que diminui e muito aquele espaço de tempo entre um livro e outro.

Pois convenhamos, após terminar um livro você fica mais tempo procurando o próximo do que lendo.

Tipo assistir um filme no Netflix – aposto que eles ganham mais dinheiro porque as pessoas ficam mais tempo escolhendo do que assistindo.

E por fim, quando você viaja ou está no metrô você terá sempre vários livros à mão o que permite que você mude de livro sem pestanejar.

4 É OK não terminar um livro

Esta talvez tenha sido a melhor dica que recebi – adivinha de onde? Do YouTube é claro. Sempre fui muito determinado e quando estava lendo um livro, não importa o quanto ele fosse chato, eu ia até o fim. E isso me fazia enrolar meses até terminar o livro e ir para um próximo.

Livros também podem ser uma ótima decoração – Foto por wu yi

As vezes recebemos uma recomendação ou outra de livro e vamos na onda do amigo. Aí você compra o livro e percebe que não tem nada a ver com o que você curte.

Muitas pessoas se forçam a ler mesmo assim (afinal já comprou mesmo) e isso acaba desmotivando a leitura.

Sempre tenha em mente que os conhecimentos que livros futuros podem te trazer valem MUITO mais a pena que os 20-30 reais que você gastou no livro.

Várias pessoas como o Ramit Sethi (especialista em finanças) dizem que não há limites para gastar com educação e aprendizado. Pois não há investimento no mundo que te trará mais retorno do que investir em si mesmo.

Livro é tipo relacionamento, tem que ser legal e prazeroso e a vida é muito curta para desperdiçar com aqueles que não são.

No pior dos casos, você ganhou uma decoração extra para sua casa (livros físicos são ótimas decorações) ou (caso tenha comprado o e-book) um assunto a mais para conversar com os amigos.

Não desperdice seu tempo, que é o seu bem mais precioso, fazendo algo que não te dê prazer.

E saiba que existem muitos livros que exigem um grau de maturidade de leitura. Vários livros que achava chato há 5 anos atrás hoje voltei atrás e se tornaram ótimas leituras.

Especialmente, após adquirir uma bagagem maior de conhecimento.

Se você nunca leu sobre filosofia e se aventura num livro exótico vai acabar deixando de lado. É como entrar numa piscina de água fria no verão: no começo incomoda, mas depois de um tempo você não quer mais sair.

Talvez seja uma boa começar por esses livros de leitura mais fácil e ir aos poucos molhando os pés no tópico para aí sim mergulhar com tudo!

5 Pule partes chatas

Uma outra dica que comecei a utilizar, principalmente para livros de autoconhecimento, foi pular partes chatas ou menos interessantes.

Livros de negócios ou de não-ficção geralmente são ricos em pesquisas onde as autoras tentam abordar um assunto por diversos ângulos. Alguns podem ser mais interessantes que outros.

Então é ok você pular uma parte seja um parágrafo ou um capítulo e tentar absorver o máximo que você conseguir do que a autora está querendo dizer do que simplesmente travar em um capítulo por meses.

Quem nunca deixou de lado um livro e ficou enrolando porque estava numa parte chata?

Ler livros é o Netflix do Aprendiz Moderno – Foto por Glenn Carstens-Peters

Imagine seu Kindle como um Netflix. Você está repleto de opções e pode a qualquer momento pausar ou pular para partes mais empolgantes.

As vezes livros contém capítulos enchendo linguiça ou parágrafos que descrevem com demasiados detalhes uma cena que não agrega à história principal. Então fica fácil pular estas partes e ir direto ao que interessa.

Lembre-se sempre que autoras gostam de escrever – e muitas vezes gostam mais de escrever do que ler – então não precisa achar que tem que ler cada palavra para entender o conceito ou história.

Da mesma forma que vemos um filme olhando o celular ou comendo pipoca e ainda sim entendemos o que se passou.

Conclusão

Ler é abrir a porta do conhecimento. Não deixe um livro chato, uma preguiça ou 20 reais te distanciarem de se tornar uma pessoa melhor. Nos livros encontramos caminhos que podem nos levar longe.

Meu pai sempre disse: ‘Nunca confie em ninguém que tenha uma TV maior que sua estante de livros’ – então eu sempre fiz questão de ler.

Emilia Clarke

Seja um livro de ficção ou um livro técnico, você sempre irá aprender algo novo que pode te marcar e abrir caminho para uma aventura sem fim.

Nem que seja uma página por dia. Cultive o hábito da leitura como um jardineiro cultiva uma planta regando sempre e dedicando um pouquinho do seu tempo todos os dias e um dia irá olhar para trás e ver a floresta de conhecimento que cresceu dentro de si.

Qual será sua próxima leitura?

Desafio do Aprendiz Moderno

Te desafio a ler um livro por pelo menos 60 minutos (no total, marcados no relógio) em uma semana.

Abra o cronômetro do celular e ligue-o sempre que estiver lendo (pausando quando terminar). Você pode ler duas vezes por 30 minutos, ou 3 vezes por 20 minutos ou 6 vezes por 10 minutos e por aí vai.

0 comentário em “5 dicas para ler mais livros este ano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: