Análise de Dados Tecnologia

Como se tornar um Analista de Dados

Como se tornar um analista de dados com dicas não só de programação mas de carreira. E o melhor: 100% grátis.

O que é SQL e como se tornar um analista de dados

Dados são o novo petróleo. Empresas estão se tornando cada vez mais analíticas (data-driven) e 70% das empresas consideram a análise de dados como fundamental para a tomada de decisão. A IBM projetou que as vagas nessa área nos EUA iriam crescer de 400 mil para mais de 2,7 milhões!

No Brasil, o crescimento também é acelerado. Segundo a Revelo, o número de vagas para analista de dados cresceu 120%.

Se você passa boa parte do tempo de trabalho na frente do computador, muito provavelmente você irá se beneficiar ao saber mais sobre programação e análise de dados.

Seja para analisar os dados você mesma, ou ao trabalhar com um analista de dados no seu time. Os times de dados estão cada vez mais presentes em quase todas indústrias e geralmente muito próximos de tomadores de decisão como CEOs, diretoras e gerentes sênior.

Logo, se você é um analista de negócios (planejamento estratégico, business Intelligence, etc) saber sobre bases de dados é um conhecimento adicional que irá te abrir muitas portas.

Da mesma forma, se você trabalha com Marketing, vendas, ou finanças/RH, o futuro será feito através da tecnologia. Quanto mais você souber sobre o funcionamento dos bancos de dados mais fácil será para trabalhar com um analista de dados no seu time ou ir analisar os dados você mesma.

A carreira na área de dados está crescendo rapidamente. Porém, isso é só o começo.

Decisões baseadas em dados

Quanto mais as empresas se beneficiam de tomadas de decisão baseada em dados, maiores eficiências serão encontradas na área de negócio. E isso logo irá se espalhar para as demais áreas. RH, operações, financeiro, contabilidade, vendas e marketing irão ser extremamente impactadas pelo uso de dados.

O uso de análise de dados torna o trabalho mais eficiente, pois um analista pode processar milhões de bits de informação com apenas um clique.

Ter esse super poder na sua caixa de ferramentas pode ser muito útil não importa qual a área que você vai querer se especializar.

Se as empresas estão utilizando cada vez mais as informações para tomarem decisões, muito provavelmente iremos ver mais e mais pessoas se capacitando em utilizar esses dados. A velocidade em que as empresas estão buscando novos talentos com estas habilidades mostra o quão valiosos eles são.

E acredite em mim quando eu digo que é muito mais fácil de se manter empregado quando são as empresas que estão indo atrás de você por suas habilidades do que quando você tem que procurar emprego.

Se você está lendo este artigo, muito provavelmente possui acesso à internet e pode se considerar uma pessoa privilegiada. Mas com o acesso à internet amplamente disponível e crescendo extremamente rápido acredito que em pouco tempo a internet e o acesso à computação serão tão baratos que se tornarão acessíveis a todos.

E neste mundo conectado, acesso à informação é praticamente gratuito. Aulas em Stanford, Harvard e faculdades de primeiro mundo estão disponíveis 100% de graça.

E aqueles que tiverem a disciplina e o hábito de adquirir conhecimento por vontade própria (e não por que a escola mandou) irão brilhar em um mercado de trabalho extremamente competitivo.

A arte da análise experimental

Analisar os dados é um trabalho investigativo. O dia a dia do analista de dados é marcado por surpresas e presença constante nas conversas estratégicas. Fonte: Unsplash

Sim, análise de dados é quantitativa e envolve cálculos e olhar para números. Porém, o dia a dia do analista de dados envolve muito mais do que só olhar para planilhas. A experimentação e o uso de métodos ágeis são fundamentais para extrair valor dos dados.

Ao final do dia, o seu emprego é tão relevante quanto a sua capacidade em trazer uma experiência melhor para os clientes da sua empresa.

Portanto, o papel do analista de dados pode e deve ser combinado com outras habilidades como marketing, vendas e finanças para conseguir extrair valor dessas análises.

Seja na forma de duas pessoas trabalhando em conjunto, mas também na forma de um vendedor que se interessa por tecnologia ou uma analista de marketing que tenta utilizar mais dados no seu dia a dia ou ainda uma recrutadora que se interessa em automatizar a parte manual e chata do seu dia.

Quais habilidades são necessárias para se tornar um analista de dados?

Para se tornar um analista de dados você tem que aprender a mapear as informações. Foto por Fleur.

Os analistas de dados precisam saber programar, porém não necessitam de um aprofundamento como os desenvolvedores de software. O analista é uma posição mais generalista afinal o conhecimento sobre os negócios é imprescindível.

Abaixo listo a “receita do bolo” para se tornar um analista de dados. A meu ver essas são as habilidades um analista de dados precisa em ordem de importância.

  1. Lógica de programação e conhecimento analítico (matemática/Excel)
  2. Estratégia empresarial
  3. Comunicação e trabalho em time
  4. Programação em SQL
  5. Programação em Python ou R (não precisa saber dos dois)
  6. Apresentação em público (PowerPoint + técnicas de apresentação)
  7. Uma boa rede de contatos (LinkedIn, bom currículo, amigos na área)
  8. Projetos em domínio público/GitHub (seja projetos pessoais ou trabalhos voluntários)

Esse é o modo “Aprendiz Moderno” de ver a profissão. Mais do que cursinho disso ou daquilo, você precisa do conjunto: conhecimento técnico teórico e mentoria prática. Seja para se tornar uma analista de dados ou qualquer outra profissão.

Comece agora!

A melhor hora para começar é agora. Foto por Dayne.

Se você se interessou por essa carreira, se junte a mim e faça parte da nossa comunidade do Aprendiz Moderno (@aprendizmoderno). Meu objetivo é te ensinar os conhecimentos necessários (tanto teóricos como práticos) para que você consiga um trabalho na área.

O custo? 100% de graça – inclusive mentoria (só me mandar um e-mail)

Na verdade, a única coisa que peço é que você ajude a compartilhar a comunidade (da forma que quiser) e um dia, quando estiver no auge da carreira de dados, ajude alguém que estiver começando.

O que é SQL?

O primeiro passo é aprender lógica de programação e SQL, porém voltado para a área de negócios, nada de 10h de cursos. Na verdade, bem menos que isso.

SQL (Structured Query Language) nada mais é que uma linguagem de programação para manipular bancos de dados relacionais (o tipo mais comum de bancos de dados).

SQL pode ser traduzido como uma linguagem de consultas (query ou queries) ao banco de dados.

Então ao invés de ter todos os dados na sua frente como em uma planilha do Excel, você consulta o banco de dados através de um comando e ele te retornará apenas aquilo que você pediu.

Existem muito mais detalhes a respeito do SQL (estrutura, sintaxe, tipos, etc.) mas sinceramente? Trabalho com dados a mais de 8 anos e ainda existem muitas coisas que não faço a menor ideia de como funcionam no detalhe. Comece colocando em prática que a teoria fica muito mais fácil de absorver depois.

A ideia aqui é passar a parte do SQL que realmente importa:

  • Como utilizar SQL na prática para auxiliar em decisões de negócios
  • Como acelerar suas analisese usando bases de dados
  • Como convencer e mostrar o valor de bases de dados para a sua empresa

Se interssou? Clique aqui e se increva no nosso canal no YouTube e acompanhe nossos vídeos sobre análise de dados.

0 comentário em “Como se tornar um Analista de Dados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: