Análise de Dados Curso Tecnologia

Introdução ao SQL – Base de dados do Olist

Na nossa quarta aula vamos falar rapidamente sobre o que é uma ontologia e mostrar outras formas de utilizar SQL em ferramentas utilizadas por Analistas de Dados profissionais.

Na nossa quarta aula vamos falar rapidamente sobre o que é uma ontologia e mostrar outras formas de utilizar SQL em ferramentas utilizadas por Analistas de Dados profissionais. Se você não viu as primeiras, clique aqui para acompanhar o curso desde o começo.

O que é uma Ontologia?

No ramo de análise de dados e tecnologia da informação, ontologia é uma representação das relações entre entidades, conceitos ou dados. De modo geral, é uma forma de representar entidades e suas relações e propriedades dentro de um sistema.

Na área de dados, é muito comum ver empresas desenhando ontologias para representar as diversas entidades dentro da empresa em termos de dados. Por exemplo, um cliente, um produto e um pedido podem ser entidades dentro das bases de dados de uma empresa.

Portanto, o papel da ontologia é ser um mapa na qual podemos utilizar para navegar entre os dados dentro de uma empresa.

Onotologia dos dados de uma base de dados publicada pela empresa Olist. Fonte: Olist no Kaggle.com

No exemplo acima, eu utilizei os dados públicos do Olist disponíveis no Kaggle – plataforma de Ciência de Dados do Google.

Esse mapa também é conhecido como Data Schema ou Esquema dos dados. Schema geralmente se refere à estrutura de uma tabela dentro de uma base de dados, mas também pode se referir à estrutura da base de dados em si, como mostra a figura acima.

No fundo, a nomenclatura não é importante já que muda de empresa para empresa. O importante é entender a necessidade de se ter um mapa para poder navegar nos dados da empresa e como ler este mapa.

No caso acima, os desenhos coloridos representam tabelas dentro da base de dados e os nomes nas linhas que ligam duas tabelas identificam a coluna que pode ser utilizada para se realizar uma JOIN entre duas tabelas.

Esta coluna também é conhecida como foreign key. O conceito de Foreign Key é bem mais amplo que isso, mas não há necessidade de se aprofundar nos termos técnicos neste momento.

Como acessar a página de cursos do Aprendiz Moderno

Se você se interessou por acessar a nossa plataforma de SQL para praticar a programação, basta entrar na nossa página de cursos e se increver lá.

  1. Acesse o site https://cursos.aprendizmoderno.com
  2. Ao final da página preencha seu nome e e-mail (eles serão utilizados para confirmar sua conta e fazer o login). Também deixe uma mensagem explicando qual seu objetivo ao acessar a plataforma para que eu possa entender como ajudar com materiais e vídeos.
  3. Você irá receber um e-mail com um link para cadastrar uma senha para sua conta.
  4. Acesse novamente o site do cursos, mas desta vez clique em Login.
  5. Coloque seu e-mail e senha e você acessará a home page onde poderá realizar suas queries e ver o que a comunidade está programando.

Ficou com dúvida? Deixe aqui nos comentários que tentarei te ajudar.

Brasileiro vivendo na Holanda viciado em livros e em aprender coisas novas. Meu objetivo é ajudar muitas pessoas a se tornarem melhores e mais capazes através do esforço próprio para no futuro poder causar um impacto positivo no mundo.

0 comentário em “Introdução ao SQL – Base de dados do Olist

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: