Análise de Dados carreira Tecnologia

Cursos para se tornar Analista de Dados

Da mesma forma que as Inteligências Artificiais irão eliminar certos empregos, outros irão ser criados.

Hoje dá para se fazer quase tudo do celular. Desde pagar contas a assistir um show ao vivo da sua banda preferida. A quantidade de dados digitais (do inglês, data) está crescendo cada vez mais. 2,5 quintilhões de dados são produzidos todos os dias globalmente.

Neste contexto, empresas estão se tornando cada vez mais eficientes em entender essas informações. E da mesma forma que as Inteligências Artificiais irão eliminar certos empregos, outros irão ser criados. Talvez valha a pena pensar em uma mudança de carreira.

Neste novo grupo estão os que pertencem à área de dados: analistas de dados e cientistas dados são empregos do futuro e estão cada vez mais em demanda por todo mundo inclusive no Brasil.

Esta é uma área para quem gosta de trabalhar com planilhas, Excel, analisar informações para extrair os tão valiosos insights ou aprendizados que podemos levar o banco – ou seja, que trazem valor às empresas – e transformar a experiência dos consumidores como Nubank, Google, Amazon e Mercado Livre estão fazendo.

Como se tornar um Analista de Dados?

O que faz e quanto ganha uma Analista de Dados?

No vídeo acima, eu falo um pouco sobre o que faz e quanto ganha em média um analista de dados no mercado brasileiro. Trabalho neste mercado a mais de 8 anos e posso te garantir que ele só está começando.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre a posição de analista de dados recomendo este post aqui.

Para se tornar um analista de dados basta gostar de tecnologia, gostar de causar impacto e querer navegar em um mar de dados para pescar os insights que ajudarão os tomadores de decisão a entregar mais valor aos consumidores.

Qual a formação necessária para se tornar uma Analista de Dados?

Não é necessário nenhum tipo de formação específica embora boa parte dos analistas sejam da área de exatas dada sua afinidade com números. Porém, já vi muitos jornalistas, advogados e pessoas da área de biológicas se tornando analistas de dados. Afinal, a análise de dados está presente em qualquer indústria ou mercado.

Quantos anos de experiência é necessário para se tornar um Analista de Dados?

Os analistas de dados, assim como outras profissões na área de tecnologia, possuem diferentes níveis de senioridade. O que significa que tanto uma pessoa que está em início de carreira como uma pessoa mais experiente pode migrar para esta área.

Isto é mais comum na profissão de cientista de dados, onde vemos tanto pessoas recém-formadas como pessoas com doutorado – e consequentemente mais de 6 anos de experiência trabalhando com pesquisa – entrando para este mercado.

Com a análise de dados é parecido, quanto mais experiência tiver mais fácil será de agregar valor às decisões tomadas pela empresa. Porém uma pessoa júnior com um bom nível técnico (programação, PowerPoint, PowerBI, Excel, etc) conseguirá se sair muito bem.

Qual a melhor indústria para se tornar uma Analista de Dados?

Atualmente, a demanda por analistas de dados se concentra nas empresas de tecnologia simplesmente porque estas empresas já sacaram que dá para trazer muito valor aos seus clientes através de análises de dados.

No entanto, vemos um movimento grande em diversos outros setores como saúde, educação e logística. Conforme comentei, todas as indústrias tem muito a se beneficiar da análise de dados. Portanto, é questão de tempo até outras indústrias começarem a investir neste tipo de profissional.

Como se preparar para se tornar um Analista de Dados?

Gostar de números e planilhas já é um ótimo começo. Foto por Mika Baumeister.

Existem diversas formas de se preparar para mudar de carreira e se tornar uma analista de dados. A profissão exige gosto pelos números e por tecnologia. Sentar à frente do computador por horas é parte do dia-a-dia do analista de dados.

Assim como buscar conteúdo e educação constantemente afinal ­– literalmente – todos os dias novas tecnologias são lançadas no mercado. E estar por dentro do que há de novo é extremamente importante.

O analista de dados tem que estar familiarizado com ao menos duas das ferramentas abaixo:

  • SQL
  • PowerBI
  • Microsoft Excel
  • R
  • Python
  • Microsoft Access

E deve possuir vontade de se desenvolver nas habilidades abaixo:

  • Comunicação e apresentação
  • Consultoria interna
  • Negócios
  • Básico de finanças
  • Lógica de programação
  • Básico de engenharia de software
  • Automação
  • Inglês

A lista de habilidades é grande, mas isso torna o profissional que segue para esta área em uma peça-chave em qualquer empresa com habilidades extremamente transferíveis, ou seja, que podem ser realocadas em qualquer indústria. É uma posição extremamente resiliente a crises.

Cursos para se tornar um Analista de Dados

Cursos são uma das melhores formas de se aprender novas habilidades e aumentar sua rede de contatos em uma nova área.Foto por NeONBRAND.

Cursos são uma das melhores formas de se aprender novas habilidades e aumentar sua rede de contatos em uma nova área.

Existem diversos cursos que podem ajudar uma pessoa a adquirir tais habilidades.

Listo abaixo alguns cursos que recomendo:

Udacity

O curso da Udacity Data Analyst Nanodegree é um curso focado em certas habilidades que te ajudarão a se tornar um analista de dados. No entanto, ele exige um conhecimento em programação. Eles também fornecem um curso de programação focado em análise de dados que passa o básico de SQL, Python e versionamento de código. Os cursos são em inglês, então se você já tem uma facilidade com a língua talvez essas sejam as melhores opções.

Alura

A Alura é uma empresa brasileira focada em cursos de tecnologia. Sua gama de cursos é excelente e possui boa reputação. Recomendo dar uma olhada no curso Python para Data Science. Talvez seja uma boa porta de entrada. Python e SQL são duas linguagens que se dominadas podem abrir um mar de oportunidades no mercado de trabalho.

Udemy

Udemy é uma boa plataforma para procurar cursos online. Dei uma procurada sobre análise de dados e encontrei algumas boas opções. Recomendo olhar os reviews e a lista de conteúdo lembrando sempre de procurar cursos com pelo menos duas das tecnologias listadas acima. Preferencialmente Python ou R, mas não os dois. Melhor escolher um e adicionar algum material sobre SQL.

Qual a melhor opção?

Infelizmente, até hoje no mercado brasileiro não encontrei um curso que contasse com todas as habilidades necessárias para se tornar um analista de dados. Porém, estou criando conteúdo no YouTube para agregar o máximo de informações em um único lugar.

Tenho uma playlist de um curso de SQL básico (partindo do absoluto zero) no YouTube. Conteúdo 100% gratuito com acesso à plataforma de dados do Aprendiz Moderno onde poderá praticar o que aprendeu.

Também tenho uma playlist gratuita para o curso de Python onde também parto do absoluto zero (como instalar esse tal de Python) e desenvolvo diversos projetos para ilustrar o uso de Python no dia-a-dia de um analista de dados.

Conclusão

Mude a direção da sua carreira. Foto por Joshua Woroniecki.

Trabalho a mais de 8 anos neste mercado e vejo que no Brasil ele ainda está engatinhando. O mercado irá crescer muito nos próximos anos com as demandas geradas por novas tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e o 5G.

Com tais tecnologias a quantidade de dados no mundo irá mais que dobrar e a necessidade de profissionais que consigam extrair valor dessas informações irá aumentar muito mais.

Qualquer um com qualquer formação consegue entrar neste mercado. Basta gostar do que faz e ter um mindset de crescimento.

No final, procure um curso no qual você consiga colocar a mão na massa o quanto antes e que consiga construir um portfólio de projetos aplicando na prática o que aprendeu. Esqueça cursos muito longos e que vão muito na teoria da programação.

Afinal, não estamos aprendendo para nos tornar desenvolvedores de software, mas sim pessoas que trabalham com times de negócios.

Está pronto para iniciar esta jornada?

0 comentário em “Cursos para se tornar Analista de Dados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: